Quando decidimos trilhar o caminho da independência financeira, um facilitador deste processo é a mudança do estilo de vida. Estou falando de Frugalidade, você conhece este termo?
Mas antes, um alerta: Caia fora da embarcação furada da sociedade consumista, que prega a felicidade no acúmulo de bens materiais.
A frugalidade é a definição de que você pode ser mais feliz com menos.
Se ainda tá complicado, descubra mais sobre a frugalidade:
Quando você insere a frugalidade na sua vida significa dizer que deve eliminar os gastos desnecessários e consumir apenas o que realmente precisa, adotando uma vida simples, sem dívidas e com investimentos.
Mas eu não quero ser mesquinha!
Cuidado para não confundir a frugalidade com mesquinhez.
O mesquinho é o cara que se priva de necessidades e confortos básicos só para aumentar o dinheiro embaixo do colchão. Ele passa calor, mas não liga o ar-condicionado para economizar na conta de energia.
No entanto, viver frugalmente não significa privação ou viver em escassez, mas sim possuir e fazer as coisas que lhe são suficientes e necessárias. Por exemplo, possuir um carro de luxo fará com que você seja bem-sucedido aos olhos da sociedade. Mas a pessoa que abraça a frugalidade não precisa de aprovação social, ela não vai comprar coisas para impressionar os outros, os bens devem ser importantes e valiosos para ela.
Outro ponto importante é reduzir os excessos e desperdícios. Não precisamos de muitos tênis para praticar atividades físicas, a comida que sobrou hoje pode ser consumida depois, tarifas bancárias ou telefônicas devem ser as que melhor atendem as nossas necessidades, podemos usar lâmpadas e eletrodomésticos de baixo consumo e assim por diante.
As pessoas frugais gastam menos e melhor, avaliando as decisões de compra conforme o custo-benefício e não necessariamente compram os bens e serviços mais baratos.
É preciso ter em mente que não podemos gastar mais do que recebemos. Dessa forma, evitamos o endividamento e fazemos um colchão de economia através de investimentos para nos permitir estabilidade econômica e desfrutar de uma vida financeira tranquila.
Além de gerenciar as finanças, viver com frugalidade significa administrar o nosso tempo com eficiência.
Saibam que o nosso tempo é um bem muito precioso e deve ser valorizado. Por essa razão, perder tempo é, antes de tudo, desperdiçar vida.
Tenha prioridades claras, saiba dizer NÃO e faça o que você quer.
Acima de tudo valorize as relações interpessoais, dedicando parte do tempo a se relacionar com família e amigos. #menoscelular e #maisamorpradar.
Por último, contribua para um mundo melhor. Leia mais, seja mais solidário, colabore com um trabalho voluntário e compartilhe seus conhecimentos.
"Sem frugalidade ninguém pode ser rico e com isso poucos seriam pobres"
Samuel Johnson
Grande abraço.
@papainabolsa
Papai, seu post resume bem o modo como tenho tentado levar a vida nos últimos meses. Parabéns.
ResponderExcluirSucesso e bons negócios.
Fuleiro
investidorfuleiro.blogspot.com
Valeu IF,
ExcluirA gente conhece a teoria, mas nem sempre é fácil colocar todos os conceitos na prática.
A frugalidade é um aprendizado diário e eu também me esforço para aplica-lá no dia-a-dia.
Sucesso pra você igualmente.
Interessante post sobre frugalidade.
ResponderExcluirSer frugal pode ser libertador.
Abraço e bons investimentos.
É isso aí DIL, a liberdade que a frugalidade pode proporcionar não tem preço.
ExcluirAbraço e sucesso.